A Polícia Nacional do Equador estabeleceu o ritmo — literalmente — na sua corrida para criar um mundo sem drogas e ganhar uma força dentro da sua nação. A formar uma equipa com o Freewinds, o retiro religioso da Igreja de Scientology no mar, o evento não só cruzou a linha de chegada, mas também estabeleceu um novo Recorde Mundial do Guinness com 86 630 promessas solenes individuais de diga não às drogas ilícitas.
Juntamente com o Major Montenegro e alguns 47 mil polícias da Polícia Nacional do Equador, os Scientologists ajudaram a organizar a corrida 5 km que começou em Quito, a capital da nação. A corrida foi patrocinada por várias organizações, incluindo a Fundação para um Mundo sem Drogas apoiada pela Igreja. Os participantes usavam T‑shirts com o logótipo da campanha e receberam um folheto de A Verdade sobre as Drogas.
Mais de 180 mil pessoas participaram neste evento por todo o Equador, o que exigiu um mês inteiro de preparativos.
E a polícia recebeu a sua recompensa quando dois observadores dos Recordes Mundiais do Guinness — que estavam colocados em províncias diferentes — contaram os participantes e verificaram os números que colocam a Polícia Nacional do Equador no livro do Recorde Mundial do Guinness pela maior recolha de promessas de sempre duma campanha de saúde. O Carlos Tapia Rojas, representante do Recorde Mundial do Guinness para o México e América Latina, congratulou a Polícia Nacional do Equador pelo seu compromisso para a saúde e felicidade do seu povo.
Com um começo tão grande nesta corrida, o programa disse que “Yo Vivo Sin Drogas, Tú Decides” (Eu Vivo sem Drogas, Tu Decides) do Equador poderia alcançar milhões de pessoas.