A inauguração da Igreja de Scientology da Dinamarca reacende o espírito e a alma do coração histórico de Copenhaga e anuncia uma nova era de esforços inter‑religiosos para os objetivos humanitários partilhados.
Por baixo de um céu nebuloso numa tarde brilhante, o líder eclesiástico de Scientology, Sr. David Miscavige saudou os líderes comunitários e uma multidão animada de 2500 para celebrar a restauração e inauguração da nova Igreja em Copenhaga, no meio do famoso Nytorv da cidade e ao longo das ruas de paralelepípedos seculares que alinha com o canal Nyhavn.
Dirigir a multidão no coração do local de nascimento da cidade, o Sr. Miscavige recordou a visão dos Scientologists dinamarqueses que partilharam um sonho que, em 2017, se tornou a realização dessas esperanças.
“Vocês conseguiram, concretizaram‑no, viram‑no e agarraram‑no”, ele disse à multidão. “E aqui está o lugar mais ideal do mundo para a Igreja de Scientology, em nome da liberdade espiritual e o exercício da liberdade eterna para toda a Dinamarca.”
A igreja branca, brilhante e de quatro andares, voltou à sua integridade histórica por uma equipa de arquitetos e artesãos. O Bjarke Christensen, arquiteto histórico, ajudou a transformar “um velho banco” numas instalações modernas e elegantes com o que ele chamou uma sensação “internacional” e “muito escandinava” que realça “o espírito da nossa cidade”.
O Christensen foi um dos vários líderes comunitários e cívicos que recebeu a nova Igreja e expressou o que isso representa para Copenhaga, Dinamarca — um lar para iniciativas para o melhoramento das comunidades e vidas individuais por todo o país, ligadas aos programas seculares de justiça social, antidrogas e humanitários da Igreja.
O Vereador da Cidade Klaus Mygind, que também falou na inauguração, referiu o seu compromisso pessoal para os problemas humanitários e que, num espírito de unidade, ele começou uma parceria com a Youth for Human Rights.
“Foi há cerca de 8 anos atrás que um grupo de jovens entusiasmados veio falar comigo e me pediu para colaborar na marcha do Dia Internacional dos Direitos Humanos”, ele disse. “O entusiasmo e vivacidade deles eram contagiantes — como é que poderia dizer não? Ano após ano, caminhamos juntos e marchamos juntos. E juntos, temos inspirado um movimento jovem que se espalhou pela nossa cidade. Por isso, esta já não é a vossa caminhada, é a nossa caminhada.”
A inauguração da Igreja de Scientology de Copenhaga foi apenas a última celebração de umas novas instalações apoiadas pela Igreja ou Scientology na Dinamarca, no qual se tornou uma capital para a religião. A história da Igreja na Dinamarca data no fim da década de 1960 quando os dinamarqueses circularam livros de L. Ron Hubbard e formaram grupos de Dianetics. A onda levou à primeira Igreja oficial na Dinamarca em 1968.
Menos de um ano mais tarde, o navio Athena navegou para o porto de Copenhaga levando uma equipa de staff das operações da Igreja internacional, incumbidos pelo Sr. Hubbard para estabelecer outra Igreja em Copenhaga — uma Organização Avançada — o que poderia dar serviços de nível superior para Scientologists de todo o continente europeu. Apenas alguns meses mais tarde a nova organização estava em curso, estabelecendo Copenhaga como a sede europeia da religião.
A presença de Scientology na cidade cresceu desde então abrangendo várias instalações de treino, operacionais e de serviço através do qual a Igreja realiza as suas missões religiosas, sociais e humanitárias na Europa. Mais de 700 membros de staff estão atualmente em residência, fazendo Copenhaga o lar do maior centro da Igreja fora dos Estados Unidos.
A Organização Avançada foi restaurada e reinaugurada em 2014 e nesse mesmo ano um centro administrativo moderno foi inaugurado como o Gabinete de Ligação Continental da Igreja (CLO), que o Sr. Miscavige chamou de “uma pedra angular para Scientology na Europa… e uma fundação firme da qual alargar a nossa Idade de Ouro ainda mais para fora.”
O centro é o lar para a coordenação e expansão de todos os sectores da atividade de Scientology em todo o continente, afetando Igrejas, Missões e grupos e as redes importantes de melhoramento social que a Igreja apoia nos seus esforços humanitários.
Copenhaga também é o lar da New Era Publications, a editora da Igreja de Scientology da Europa dedicada exclusivamente às obras de L. Ron Hubbard sobre Dianetics e Scientology. O Narconon Europa, o programa secular de reabilitação baseado nas descobertas do Sr. Hubbard, foi inaugurado em 2015 nas margens do Lago Arresø, a uma hora de carro da cidade, e agora providencia reabilitação e é também um centro de treino para outras instalações do Narconon em todo o continente.
Durante três décadas, os grupos de educação patrocinados pela Igreja alcançaram os jovens do país com centenas de milhares de folhetos de A Verdade sobre as Drogas. A organização do Caminho para a Felicidade fez limpezas de bairro e cobriu as ruas de Copenhaga com o código não religioso de senso comum. A filial local da Youth for Human Rights defendeu a sua herança nacional através da criação de “Marchas de Consciencialização” anuais alcançando mais de 200 mil com a sua mensagem dos direitos humanos.
O número crescente das instalações na Dinamarca sublinha o objetivo de Scientology de continuar a construir um mundo melhor. E no centro de tudo isso fica a nova Igreja no coração da velha cidade de Copenhaga — representando um tributo ao passado da cidade e o futuro da religião na Dinamarca e Europa.
Vozes Dinamarquesas
A comunidade dinamarquesa e líderes cívicos trabalham juntos com a Igreja de Scientology para criar um país de paz, tolerância e segurança para os seus cidadãos.
Força Reside numa União
“Foi há cerca de 8 anos atrás que um grupo de jovens entusiasmados veio falar comigo e me pediu para colaborar na marcha do Dia Internacional dos Direitos Humanos. O entusiasmo e vivacidade deles eram contagiantes — como é que poderia dizer não? Participaram centenas de jovens dinamarqueses e marchámos do Centro da Cidade até Nørrebro. Até havia dançarinos, cantores e rappers. Isto eram os direitos humanos em ação viva nas ruas de Copenhaga. E juntos, temos inspirado um movimento jovem que se espalhou pela nossa cidade. Por isso, esta já não é a vossa caminhada, é a nossa caminhada.”
Restauração Extraordinária
“O vosso lar neoclássico nesta histórica praça oferece a sua própria história. Por exemplo, entre os anteriores residentes estão autores da Constituição Dinamarquesa e do nosso hino nacional — para não mencionar poetas e estadistas de todos os estatutos. Assim, tanto esta praça como esta casa transmitem o espírito da nossa cidade. E assim, com a inauguração desta Org Ideal, o local de nascimento de Copenhaga encontra uma nova vida. Quando moldamos os nossos edifícios, depois estes moldam‑nos. Juntos, criámos um impressionante edifício moderno por trás da tradicional face da Dinamarca clássica.”
Casa Construída com as Pedras da Sabedoria
“Enquanto jovem, viajei durante um ano pelo mundo para encontrar o conhecimento. Foi então que vi o tecido social da humanidade. E voltei para casa a arder de desejo por novas oportunidades de crescer. Quando me deparei com as obras do vosso Fundador, eu pensei: ‘Eis o início de uma nova jornada.’ Pois já não era suficiente existir, estava na altura de descobrir L. Ron Hubbard e viver. Ele destaca‑se de muitos outros antes dele. Foi alguém que procurava conhecimento e alguém que o partilhava. Ele encontrava uma pedra de sabedoria e virava‑a e voltava a virá‑la, sempre à procura de saber mais. Hoje celebramos esta casa de sabedoria, construída a partir dessas pedras.”
Soluções para a Epidemia de Drogas da Dinamarca
“Tenho visto os corpos de muitos conhecidos e de toxicodependentes que começaram a consumir drogas e depois morreram. A nossa sociedade tem tentado todo o tipo de soluções, mas sem nenhum sucesso. Então a criminalidade relacionada às drogas formou um capítulo negro no meu serviço. Deparei‑me com um beco sem saída e não havia nada a fazer. Mas quando as coisas não podiam estar pior, foi‑me apresentado algo completamente novo — o Narconon. Lembro‑me de conhecer um pai que estava a visitar o seu filho. Ele disse: ‘O meu rapaz foi salvo, deixe‑me apresentá‑lo a ele.’ O seu filho tinha sido toxicodependente de heroína durante 10 anos e eu olhei para os seus olhos e coração e vi uma nova vida. Até o ver por mim mesmo, eu não acreditava que os toxicodependentes graves pudessem ser reabilitados. Mas os graduados eram reais e as suas histórias eram uma milagrosa realidade.”