O reconhecimento religioso oficial para a Igreja de Scientology foi assinado como lei pelos governos do México, Colômbia e Macedónia em 2017, acontecimentos que marcaram em cada nação uma história de compromisso religioso para os valores espirituais da Igreja e a sua missão de criar uma sociedade melhor para todos.
A declaração no México distingue o dia 30 de outubro de 2017, como um aniversário especial da Igreja, que reflete um compromisso longo para melhorar a vida. As primeiras organizações de Scientology no México foram estabelecidas em 1975. Agora, com uma história da atividade de Scientology de mais de 35 anos por todo o país, a Igreja viu um crescimento rápido das suas congregações.
Os Scientologists na Cidade do México trabalharam juntos para estabelecer e abrir a primeira Igreja Ideal de Scientology do México em 2010 na Avenida Juarez no centro histórico da cidade. Fica adjacente ao Palácio das Belas Artes do México, o Supremo Tribunal Nacional, o Banco Nacional e o Palácio Nacional.
A inauguração da Igreja Ideal criou uma sede nacional para os numerosos programas humanitários patrocinados pela Igreja, que agora chegaram a milhões de indivíduos no México e levaram ajuda aos que procuravam uma mudança nas suas vidas pessoais e melhoramentos nas suas comunidades.
A trabalhar com os cidadãos da nação, a polícia e os líderes do governo local, os Scientologists têm levado os programas poderosos sobre as drogas e os direitos humanos para suportar os problemas sociais e os Ministros Voluntários da Igreja têm fornecido socorro em desastres por toda a nação. Estas iniciativas humanitárias refletem a aderência firme da religião para o bem‑estar espiritual e o bem‑estar das pessoas do México.
Em reconhecimento, o Ministro do Interior colocou a Igreja de Scientology do México no registo federal de religiões reconhecidas, declarando a Igreja como uma organização dedicada exclusivamente aos objetivos religiosos com escrituras, práticas, cerimónias e estrutura eclesiástica completamente estabelecidas.
O reconhecimento religioso em 2017 na Colômbia veio à medida que a própria nação testemunhou uma transformação e cura notável. O fim de uma guerra civil sangrenta em 2016, e o sucesso contra o tráfico de drogas permitiu ao país mudar a reputação como um lar para uma crise humanitária.
Com o estabelecimento de uma Igreja Ideal na capital da nação de Bogotá em 2015, os Scientologists têm estado a trabalhar arduamente para criar uma Colômbia melhor para toda a posteridade. Hoje em dia, com a Colômbia em paz, o turismo está a aumentar, o tráfico de drogas a diminuir e as violações dos direitos humanos já não são uma prática comum. A violência está no seu ponto mais baixo das últimas décadas. Por muitas razões, a transformação do país é conhecida como o “Milagre Colombiano”.
A trabalhar a partir da sede da sua Igreja Ideal, os Scientologists colombianos têm estado a ajudar a abrir um novo caminho para levar os valores éticos e morais aos cidadãos que estão contidos no Caminho para a Felicidade, e a educação dos programas dos direitos humanos, patrocinados pela Igreja, juntamente com os serviços espirituais que Scientology proporciona às comunidades. A religião jovem tem crescido por todo o mundo por causa do seu tremendo impacto.
O reconhecimento religioso para Scientology, ordenado em maio de 2017, reconheceu que é conferido à Igreja de Scientology da Colômbia todos os direitos designados a uma religião mundial e também “permite o desenvolvimento institucional e público das atividades religiosas da entidade”, como notado num artigo recente da Universidade de Direito Brigham Young: “Lei e Religião na Colômbia.” O relatório observou que a declaração na Colômbia “indica que tais entidades merecem um reconhecimento especial pela sua contribuição para o bem da sociedade”.
Mais de 10 mil quilómetros de distância, na Macedónia, onde foi criada primeiro uma Missão de Scientology na antiga capital de Skopje em 1998, tem havido histórias semelhantes de conflitos e agitação, guerra civil, desastres naturais, a independência da nação da Jugoslávia, uma crise de refugiados da guerra do Kosovo e batalhas continuas sobre liderança política.
Mas os esforços e valores expressos por Scientologists sobre os direitos humanos e decisões morais ajudaram a encorajar a paz e a união dentro da nação. Em sintonia com a história da Igreja dentro da Macedónia, um grande avanço ocorreu em abril de 2017 com a declaração do governo concedendo à Igreja o estatuto religioso igual a todas as outras religiões na Macedónia.