O estúdio da Scientology Network no coração histórico de Hollywood recupera uma tradição criativa.
Em 1912, o produtor cinematográfico da Filadélfia, Siegmund Lubin, veio a Los Angeles e construiu um estúdio de cinema. A indústria cinematográfica ainda estava na sua infância tecnológica. As assistências de filmes não ouviria um ator falar em filmes por mais de 15 anos.
O Lubin especializou‑se em fazer vídeos educacionais nos seus filmes, mas a propriedade começou o seu longo mandato no entretenimento no ano seguinte quando foi comprado por uma empresa de produção nova que produzia as comédias de curta-metragem e faroeste.
Em 1920, o ator Charles Ray viu o potencial nesta propriedade perfeitamente localizada no meio de Hollywood e comprou‑a. O Ray também viu o seu embelezamento construindo o edifício de tijolo vermelho que hoje em dia dá ao lugar o seu encanto histórico. Mas o feito mais impressionante do Ray foi construir um palco de som como nenhum outro, chamado de Moving Picture News “a palavra final na construção de estúdios”. Rodeado de vidro do teto ao chão, era uma tecnologia de ponta para as filmagens de dia e de noite.
A grande aposta do Ray foi o orçamento tremendamente dispendioso (nessa altura) de 800 000 dólares para o filme The Courtship of Myles Standish. Quando o filme deu para o torto, o Ray foi à falência. A venda do estúdio atraiu Ralph M. Like, um engenheiro que desenvolveu um sistema de gravação de som em filme. O renomeado Estúdio Sunset estava de volta ao trabalho com um novo palco de som, produzindo os Faroestes durante a década de 1930. O diretor icónico, John Ford, filmou o seu filme épico de 1937 The Hurricane, neste lote. Também em 1937, um jovem escritor chamado L. Ron Hubbard foi contratado para adaptar um dos seus romances para uma série de 15 filmes, The Secret of Treasure Island (O Segredo da Ilha do Tesouro).
No final da década de 1930, Monogram Pictures e Allied Artists começaram a arrendar o Estúdio Sunset e entre 1942 e 1965 foi um dos locais de mais estrelas em Hollywood. Anthony Quinn começou a sua carreira de ator neste lote com Black Gold. A estrela infantil Roddy McDowell fez o seu trabalho no lote para Kidnapped. O Gary Cooper agraciou os seus palcos de som em dois filmes Friendly Persuasion e Love in the Afternoon, o último filme com a Audrey Hepburn.
O Joel McCrea animou o lote movimentado com The Oklahoman e uns anos mais tarde o local veria Vincent Price a atuar em House on Haunted Hill e Rod Steiger em Al Capone. Em 1961, Charlton Heston e Sophia Loren trabalharam juntos para o filme espetacular, El Cid. E em 1965, foi o Elvis Presley para o seu filme, Tickle Me.
Durante este tempo, o Estúdio Sunset também produziu filmes clássicos culturalmente como Invasion of the Body Snatchers e Riot in Cell Block 11.
Em 1966, dificuldades financeiras forçaram Allied Artists a parar as atividades de produção e três anos mais tarde ColorVision adquiriu o lote e alugou‑o para produções independentes. Mas quando ColorVision foi à falência em 1969, o lote histórico estava no leilão de novo. O novo comprador foi a estação de televisão pública de Los Angeles, KCET, que dum dia para a noite tornou‑se o proprietário do maior lote de produção de televisão pública.
Em 1975, KCET construiu um novo edifício de administração de tijolo no local e produziu programações memoráveis como Cosmos de Carl Sagan e o programa de antologia apresentando os clássicos dos filmes estrangeiros, Odisseia, apresentado pelo pioneiro crítico de cinema Charles Champlin.
O reinado de KCET terminou a 25 de abril de 2011, quando os seus responsáveis confirmaram a aquisição do estúdio pela Igreja de Scientology.
Depois duma restauração meticulosa e investimento tecnológico, o lote histórico reabriu a 28 de maio de 2016 como Scientology Media Productions (SMP). Agora é o lar da alta tecnologia do século XXI, o lote famoso da Era Dourada de Hollywood está mais uma vez vivo em atividades, concebido para disseminar a mensagem da religião mais jovem do mundo numa escala global.